Antônio Gonçalves nasceu em 1823,em Caxias,no Maranhão.Filho de um comerciante português,João Manuel Gonçalves Dias,e de Vivência Ferreira,mestiça.
Gonçalves Dias dizia que era ima síntese das três etnias que formaram o Brasil: a branca, a indígena e a negra.
Em 1840,foi para Coimbra onde cursou a Faculdade de Direito.Em 1845,voltou para o Maranhão e ,no ano seguinte,transferiu-se para o Rio de Janeiro,permanecendo até 1854.De 1854 a 1858,morou na Europa onde participou de uma missão como membro da Secretaria de Negócios Estrangeiros.Em 1862,voltou á Europa para tratamento de saúde,de onde retornou em 1864.O navio em que viajava,porém,naufragou na costa do Maranhão.Gonçalves Dias doi a única vítima desse naufrágio.
Além de suas poesias indianistas,de alto valor nacionalista e patriótico,produziu também poesia lírico-amorosa,religiosa e medievalista.
A representação do indígena,na obra de Gonçalves Dias,é feita de forma idealizada.Ele é construídocomo símbolo que sintetizaa coragem,a nobreza de caráter,a bondade,a compaixão,a solidariedade.Ele é o herói do passado brasileiro,da mesma forma que o cavaleiro medieval representava o herói europeu.
VOCÊ SABIA ?
A canção de todos os brasileiros
Embora os poemas indianistas sejam considerados os mais importantes de Gonçalves Dias,nenhum de seus poemas é mais conhecido dos brasileiros e parafraseado por outros poetas do que a ''Canção do exílio''(1843),um poema de forte conteúdo nacionalista.Alguns versos foram inseridos no Hino Nacional Brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário